Par uma adpatção personalisada da sua LC, terão de ser anlisado
Vantagens das lentes de contacto:
Campo visual sem limitações em diferentes direcções do olhar
As lentes moles modernas permitem a prática de desportos ou outras actividades movimentadas, sem o perigo de perda das lentes.
As lentes de um óculo podem embaciar, o que obviamente, não acontece com lentes de contacto.
Uma grande variedade de parâmetros permite adaptar lentes de contacto de qualquer graduação, especialmente importante é o seu uso em casos de graduações muito altas, ou quando a diferença entre os dois olhos é elevada.
As primeiras lentes de contacto utilizadas com êxito foram lentes duras fabricadas em Polimetilmetacrilato (PMMA), um material plástico impermeável à passagem do oxigénio.
Estas lentes de PMMA tem, no entanto, duas grandes desvantagens:
ser impermeável ao oxigénio (prejudicial á saude ocular),
ser dura (que nunca permitiu a sua aceitação em grande escala devido ao desconforto).
Posteriormente surgiram as lentes hidrófilas (ou moles) que tornaram possível a adaptação de lentes de contacto a pacientes com maior sensibilidade. O material mais utilizado foi o hidroximetilmetacrilato (HEMA). Estas lentes têm, segundo o material de que são feitas, uma grande percentagem de água, que pode variar entre 36% até mais de 70% (de H2O).
Desde à alguns anos surgiu uma nova classe dentro das lentes moles as lentes descartáveis ou de substituição frequente. Este tipo de lentes devido ao conforto que proporcionam por terem elevada percentagem de água, tornaram-se bastante populares. Os sistemas descartáveis oferecem uma segurança acrescida, devido a que a lente que está a ser usada é trocada ao fim de pouco tempo, substituída por uma nova em óptimas condições. Este tempo varia conforme a marca e modelo usado, mas pode ser de 7, 15 ou 30 dias de utilização. Como extremo mínimo surgiram ultimamente as lentes descartáveis de substituição diária. Existem ainda lentes com a duração de 3 meses ou mesmo 6 meses, embora neste caso, o termo descartável seja talvez pouco adequado, sendo preferível denominá-las como lentes de substituição programada